É o livro de Gênesis um relato histórico ou apenas uma fábula?

Será mesmo que Gênesis 1 descreve a criação ou é uma metáfora da evolução?

Neste estudo damos início a uma série de reflexões neste tão importante livro bíblico: O livro do Gênesis.

O início de tudo

01 – (Gênesis 1:1) – O início de tudo É o livro de Gênesis, em seus capítulos 1 e 2, um relato histórico ou apenas uma fábula? Será mesmo que Gênesis 1 descreve a criação ou é uma metáfora da evolução? Neste estudo damos início a uma série de reflexões neste tão importante livro bíblico.…

O início de tudo – 2ª Parte

02 – (Gênesis 1:1) – O início de tudo – 2ª Parte De acordo com a “ciência” o universo tem 14 bilhões de anos e surgiu do nada e por acaso, sem que alguém o criasse. De acordo com a Bíblia, a história é outra. Neste vídeo apresentamos a versão da Palavra de Deus.  

O universo foi criado em 6 dias?

03 – (Gênesis 1:1-5) – O universo foi criado em 6 dias? Pergunte a um cristão hoje, se ele crê que o universo foi criado em 6 dias de 24 horas. É bastante provável que a resposta seja “não”. A questão, diante desta probabilidade é: Por quê? Por que um cristão que deveria crer na Bíblia…

O UNIVERSO FOI CRIADO EM 6 DIAS? Parte 3

Pergunte a um cristão hoje, se ele crê que o universo foi criado em 6 dias de 24 horas. É bastante provável que a resposta seja “não”.

“…e foi a tarde e a manhã…” Parte 4 – Gn 1:6-31

O livro de Gênesis não é mito, fábula, nem metáfora. É história. A história de como tudo começou. Neste vídeo apresentamos os detalhes da maravilhosa criação de Deus, relatos entre os versos 6 a 31 do capítulo 1 de Gênesis.

A criação do homem (Série em Gênesis) Parte 5 – Gn 2:1-7

A “ciência” afirma que somos frutos da evolução. A Bíblia, que é a Palavra de Deus, por outro lado, diz que somos criaturas criadas por Ele, Deus. Quem diz a verdade sobre este fato é, logicamente, Deus. Neste estudo apresentamos o relato dessa criação.  

A Perfeita criação de Deus – Parte 6 – Gn 2:8-25

Quando Deus criou o universo, tudo era perfeito. TUDO ERA PERFEITO. Este estudo aborda esta criação.

A origem dos anjos e demônios – Parte 7 – Gn 3:1

Anjos e demônios são mais uma invenção de religiosos e ignorantes? De acordo com Deus, a resposta é um sonoro NÃO! Apesar de não serem vistos (ainda) estes seres são tão reais quanto você, que lê estas palavras.

Quem é Satanás, o Diabo, a antiga Serpente? Parte 8 – Gn 3:1-5

Qual a origem do mal? Esta é uma das grandes questões da humanidade. Há muitos oferecendo diferentes alternativas. Neste estudo apresentamos algumas delas, mas, principalmente, a resposta verdadeira, descrita na Bíblia. Apresentamos também algumas características do originador do mal, Satanás, e como ele age ainda hoje.

O PIOR DIA DA HISTÓRIA DA HUMANIDADE Parte 9 – Gn 3:6-19

É muito comum ouvirmos perguntas como: “Se Deus é bom, por que existe tanta maldade no mundo?”, “por que crianças morrem?”, “por que pessoas boas sofrem?”, etc. Antropólogos, sociólogos, psicólogos e educadores tentam oferecer as mais diversas respostas, porém, sem sucesso.

DEUS ERROU? – Parte 10 – Gn 3:14-21

A Bíblia é clara em afirmar que Deus criou o universo. A Bíblia é clara em afirmar que Deus é bom. A Bíblia é clara em afirmar que Deus criou este mundo perfeito. Mas, o que aconteceu? Afinal, qualquer pessoa, ao observar nosso planeta, verá que ele está longe de ser perfeito. Será que Deus…

O pecado e suas drásticas consequências – Parte 11 – Gn 3:22 a 24

A entrada do pecado no universo causou danos irreversíveis para a humanidade. Suas consequências podem ser observadas por todos, nos mais variados níveis da vida humana.

A humanidade longe de Deus – Parte 12 – Gn 4:1-15

A entrada do pecado na humanidade foi o início de nossa decadência. O homem, por si só, jamais poderá reverter este quadro. Todavia, graças a Deus, há uma alternativa. Este é o tema desta reflexão.

A descendência de Adão e Eva – Parte 13 – Gn 4:16-26

Depois da entrada do pecado, a tendência era piorar… E, tristemente, foi exatamente o que aconteceu…

A IRA DE DEUS – Parte 14 – Gn 5 e 6:1-7

Deus abomina o pecado. Por isso, há mais de 4000 anos atrás, devido a perversidade humana, Ele destruiu a humanidade. Ainda assim, os homens não aprenderam. Por isso, Ele a destruirá novamente. Desta vez, para nunca mais permitir a perversão do pecado.

O Dilúvio – Parte 15 – Gn 6:8-22, 7 e 8

Não são poucos os que negam o dilúvio universal descrito na Bíblia. Há pessoas que pensam assim, inclusive dentro da igreja evangélica. Todavia, de acordo com a Palavra de Deus, o dilúvio cobriu toda a terra. Não há nenhuma dúvida quanto a esse fato. Nesse estudo abordamos o que as Escrituras dizem.

Depois do Dilúvio – Parte 16 – Gn 9:1-29

Continuamos nossa série de estudos em Gênesis. Neste, vemos o que ocorre logo após o dilúvio. A terra vai ser novamente habitada. Novamente por pessoas que conhecem a Deus. Contudo, a situação da humanidade não vai mudar. O pecado, enraizado na natureza humana, exaltado pelo diabo e impregnado no mundo ainda continuará se manifestando.

A Torre de Babel – Parte 17 – Gn 10 e 11

A Torre de Babel… Mais um mito de crentes… Será? Neste estudo abordamos este fato histórico e suas implicações para nós hoje.