A carta de Paulo aos irmãos de Roma! Como ela é fundamental para os cristãos de todas as épocas! Como ela é primordial para os cristãos de hoje!!! Em um tempo no qual muitos se dizem evangélicos, nada melhor do que estudarmos os fundamentos do verdadeiro evangelho, descritos de maneira tão clara nesta Epístola.

O que um verdadeiro apóstolo deve anunciar?

A carta de Paulo aos irmãos de Roma! Como ela é fundamental para os cristãos de todas as épocas! Como ela é primordial para os cristãos de hoje!!! Em um tempo no qual muitos se dizem evangélicos, nada melhor do que estudarmos os fundamentos do verdadeiro evangelho, descritos de maneira tão clara nesta Epístola. Nesta…

Jesus: Cristo, Salvador e Senhor (Rm 1:2 a 7)

Estamos em nosso segundo estudo na carta aos Romanos. Nele, o foco é o capítulo 1, nos versos de 2 a 7. O apóstolo Paulo esclarece aos irmãos quais são seus objetivos com a carta. Para tal, ele nos mostra verdades maravilhosas da Palavra de Deus. Uma delas é que “o evangelho de Deus foi…

Todos queremos ver o poder de Deus (Rm 1:8 a 17)

Em nossos dias, na igreja evangélica, uma busca pelo “poder de Deus” tem ocorrido. Não é incomum ouvirmos de “sinais, prodígios e maravilhas” realizados em algumas das grandes igrejas neo pentecostais, especialmente as que estão na mídia.

Todos sabem da existência de Deus (Rm 1:18 a 23)

Neste estudo tratamos dos versos 18 a 23, no capítulo 1 da carta de Paulo aos Romanos. Estes versículos apresentam duas realidades indiscutíveis. A primeira, e mais difícil de ser compreendida e aceita, é o fato de que Deus, como um ser pessoal se ira. É Paulo quem escreve “a ira de Deus é revelada…

Deus nos dá o que queremos! (Rm 1:24 a 32)

Como a ira de Deus se manifesta na humanidade? Ele manda raios, pragas, doenças e outras calamidades para assolar o homem? De acordo com o texto abordado neste vídeo, a resposta é não. As calamidades não são as formas que Deus usa para aqueles que O rejeitam. Sua ira se manifesta de maneira mais grave:…

Você sabia que sua religião não vale nada? (Rm 2:1 a 5)

Não são poucos os que se vangloriam de sua religião. Foi assim com os judeus no início da Igreja, é assim com católicos, evangélicos e com todos os demais que defendem suas práticas religiosas. O grande problema é que elas não valem absolutamente nada para Deus. Aliás, valem sim, nossa religiosidade vale um “trapo de…

O juízo de Deus (Rm 2:6-11)

A Palavra de Deus afirma, categoricamente e sem sombra de dúvida, que todo ser humano que já pisou sobre a face da terra; não importando o tempo na história, nem tampouco o local; estará, um dia diante de Deus para ser julgado. Acredite ou não, você, obviamente, também estará lá. Naquele dia, muitos tentarão se…

Como está sua consciência diante de Deus? (Rm 2:12-16)

O que é certo? O que é errado? Será que precisamos de leis para que saibamos as respostas? De acordo com a Palavra de Deus, não. Todo ser humano, em todas as épocas, independentemente de onde tenha nascido, sabe, em seu interior, o que é certo e o que é errado. Um exemplo? Pode alguém…

A hipocrisia da religião (Rm 2:17 a 29)

Todo religioso é hipócrita. Pesada esta afirmação, não? Contudo, à luz da Palavra de Deus, uma grande verdade. Quando Paulo, em Romanos, capítulo 2, verso 21, faz a pergunta: “Então você, que ensina os outros, não ensina a si mesmo?” Ele a faz, especificamente, aos religiosos judeus de sua época. Em outras palavras, o que…

O triste retrato da humanidade (Rm 3:10 a 20)

Você já viu um doente terminal com câncer? A imagem é tão forte que é quase possível sentir sua dor e seu desespero. Ofereça a alguém neste estado, uma aspirina a fim de ajudá-la. Será uma ofensa. Para um doente próximo da morte só um milagre interessa. Este retrato, a de alguém sofrendo e morrendo…

Em qual justiça você se baseia? Na sua, ou na de Deus? (Rm 3:21 a 28)

Todos nós achamos que podemos agradar a Deus a partir de nossos atos e práticas. Acreditamos que podemos nos justificar diante dele, Deus, pelo que fazemos ou deixamos de fazer. Com isso, apresentamos nossa própria justiça. Esta é a proposta da religião. As formas e religiões são variadas, contudo, a ideia é sempre a mesma:…

A justiça de Deus é ofertada a todos (Rm 3:29 a 4:25)

“Não há nenhum justo, nem um sequer”. Esta é a realidade de todos nós, homens e mulheres, desde que nascemos. Por isso somos pecadores. Nascemos em pecado. Neste estado é impossível nos justificarmos diante de um Deus que é absolutamente justo. O que fazer diante de tão lastimável situação? Receber a justiça de Deus manifesta…

Você está em paz com Deus? (Rm 5:1)

“Paz de espírito”. Esta é uma expressão que, vez ou outra, todos nós usamos. Normalmente ela está associada à “tranquilidade”. Normalmente, também, esta “paz de espírito” só vem quando obtemos algo que desejamos, no momento que queremos e sem que tenhamos qualquer dificuldade ou problema. Nestas circunstâncias e, somente nelas, é que muitos consideram estar…

Por acaso, você acha que Deus ouve VOCÊ? (Rm 5:2)

“Todo mundo é filho de Deus!”. Quantas vezes você já não ouviu esta frase? Mas você sabia que, segundo o próprio Deus, isso não é verdade? Todos somos criaturas de Deus, contudo, filhos dEle nem todos são. Com isso Deus também diz, por meio de Sua palavra, que Ele não ouve a todos. Não importa…

Por que os cristãos TEM que passar por aflições? (Rm 5:3 a 5)

Deus tem um propósito muito específico em permitir aflições, tribulações, dificuldades, lutas, tormentos, angústias e adversidades nas vidas dos cristãos. Eis o objetivo: formar o caráter de Cristo nos cristãos. O ponto é: Deus quer que sejamos mais como Cristo. Para que isso aconteça Ele, Deus, vai providenciar aflições, tribulações, dificuldades, lutas, tormentos, angústias e…

Será mesmo que Deus me ama? (Rm 5:6 a 8)

Falar, escrever, definir ou mesmo tentar entender os atributos de Deus vai ser sempre muita pretensão. Nenhum ser humano finito e pecador jamais terá qualquer condição de compreender a imensidão de Deus e de Suas características. Apesar disso todos nós achamos que podemos fazer isso. Não podemos. Este vídeo visa tratar de um dos atributos…

Eu ERA inimigo de Deus. E VOCÊ? (Rm 5:9 a 11)

Todo ser humano nasce em pecado. Neste estado todos nascemos inimigos de Deus. Ninguém nasce filho, nem amigo de Deus. A verdade, nua e crua, é que todos nascemos filhos espirituais do diabo e inimigos de Deus. Apesar deste estado original, é possível sermos transformados. É possível sermos feitos filhos de Deus e, assim, sermos…

Adão, o que VOCÊ tem a ver com ele? (Rm 5:12)

A Bíblia diz que Deus criou o homem. Ela também afirma que este homem chamava-se Adão. Para muitos, mitologia. Contudo, para os que creem, uma verdade fundamental. Tão fundamental que você tem uma relação direta com ele, Adão.

Pecado, Lei e Graça (Rm 5:13-21)

A Palavra de Deus ensina, de maneira inequívoca, as realidades do pecado humano, da Lei de Deus e de Sua graça. Qual a relação entre estas verdades tão importantes? Este vídeo aborda este assunto.

Você já morreu? (Rm 6:1-7)

Pergunte a um brasileiro se ele já ouviu que Jesus morreu por ele. Muito provavelmente ele dirá que sim, que já ouviu isso. Tristemente a maioria, mesmo tendo ouvido esta importante verdade, não crê nela. É verdade que Cristo morreu por nós? Sem dúvida alguma a resposta é “sim”. Contudo, a Palavra de Deus afirma…

O que significa morrer para o pecado e viver para Deus na prática? (Rm 6:8-14)

Vida cristã significa ter Cristo vivendo em nós. Se Cristo nunca pecou então Ele, em nós, manifestará uma vida longe da prática do pecado. A grande questão é: como isso é possível? Neste vídeo, mais uma vez, tratamos de nossa morte com Cristo bem como dos reflexos da vida de Cristo em nós se manifestam……

“O que é que tem” pecar? (Rm 6:15-23)

Os cristãos são salvos única e exclusivamente pela graça de Deus, mediante a fé que também é concedida gratuitamente por Deus. Isso significa que ninguém é aceito diante de Deus por obedecer a Lei (os mandamentos). Com isso uma questão é levantada? Se somos salvos pela graça, independentemente do que fazemos, o que é que…

Não estamos debaixo da Lei (Rm 7:1-25)

Paulo nos mostrou, no capítulo 6 de sua carta aos irmãos de Roma que “estamos debaixo da graça e não da lei”. Esta é uma verdade maravilhosa das Escrituras: a maravilhosa graça de Deus pela qual todos os cristãos foram salvos. A questão é? O que Paulo quer dizer com “não estar debaixo”? Significa que…

Não há mais condenação (Rm 8:1-4)

Condenação. Palavra que, entre outras definições, significa: “sentença do juri para o réu considerado culpado”. Esta é a situação de todo ser humano diante de Deus logo que nasce: condenado. Contudo, há aqueles que não estão mais debaixo desta condenação. Quem são eles? Os que estão em Cristo Jesus. VOCÊ está? Este é o tema…

Como eu sei que sou FILHO DE DEUS? (Rm 8:5-17)

“Todo mundo é filho de Deus”. Por mais comum que esta frase seja ela não é verdade. Pelo menos de acordo com a Palavra de Deus. Nesta reflexão tratamos deste assunto. Como você pode ter certeza de que é, verdadeiramente um filho, ou filha de Deus. Quais as evidências que a Bíblia apresenta.

Nossa GRANDE esperança (Rm 8:18-25)

Jesus foi categórico: No mundo vocês terão tribulações! Ele disse isso aos cristãos. Qualquer um de nós, uns mais, outros menos, podemos constatar hoje está verdade. Contudo, os que creem tem algo que os ímpios não tem: ESPERANÇA! Um dia as tribulações terão seu fim. Não se trata de utopia. Esta esperança é uma realidade.…

É possível entender a mente de Deus? (Rm 8:26-30)

É claro que a resposta é não! Nós tentamos. Contudo esquecemo-nos de que somos criaturas finitas e pecadoras. Ainda assim queremos ter todas as respostas. Não as teremos! Deixemos, portanto, Deus, em Sua misericórdia, graça, justiça e soberania ser Quem Ele é: Deus! Ou nos submetemos totalmente a Deus e à Sua Palavra ou não.…

Quem pode algo CONTRA CRISTO? (Rm 8:30-39)

Deus salvou os cristãos em Cristo ANTES DA FUNDAÇÃO DO MUNDO. Quem pode alterar, portanto, a história estabelecida por Deus? E se você, realmente crê em Cristo, quem pode mudar seu destino final? Quem? A resposta é óbvia: NADA NEM NINGUÉM!

Tristeza pelos perdidos (Rm 9:1-5)

Você crê em Cristo? Tem certeza? Se sua resposta é “sim”, como você vê aquelas pessoas que ama, entre elas, seus amigos e parentes, que ainda não creem em Cristo? Você sabe que elas estão perdidas, não? Paulo, ao escrever sobre os judeus, seus parentes e amigos, lamentava. Ele afirmava ter “grande tristeza e contínua…

A soberania de Deus (Rm 9:6-13)

A palavra soberania significa poder supremo. Supremo é superior a tudo. Refere-se à uma entidade que não tem nada nem ninguém acima dela. O Deus trino da Bíblia é este ser. Ele não depende de nada, nem ninguém. Não é influenciado por nada, nem ninguém. Ninguém pode detê-lo. Ele faz o que quer, quando quer…

A soberania de Deus e a responsabilidade humana (Rm 9:14-33)

Se você perguntar: Como alguém pode ser salvo? Só há uma resposta: Deus o escolheu. E por que há os perdidos? Porque são pecadores voluntários e deliberados, rejeitando assim a oferta da salvação. Os salvos são salvos porque Deus assim o quer. Os condenados são condenados porque assim o querem. A grande questão é: Onde…

Todo aquele que invocar o nome do Senhor… (Rm 10:1-13)

Só existe uma maneira de alguém ser salvo da condenação eterna: o evangelho. Evangelho é o que Cristo veio fazer em sua morte e ressurreição, nos levando à morte e ressurreição com Ele. Como você pode receber esta salvação? Crendo em Cristo, invocando-O de todo o seu coração. Você já O recebeu? Esta reflexão trata…

Qual é a ÚNICA forma para que alguém possa crer? (Rm 10:14-17)

Uma pessoa que ainda não nasceu de novo ou, foi salva ou, não recebeu a Cristo ou ainda, converteu-se; pode ser salva pelo testemunho de alguém? Ela pode ser salva vendo milagres, recebendo curas ou bençãos? A resposta, de acordo com a Bíblia é: NÃO! Só há uma forma de uma pessoa ser genuinamente salva.…

JUDEUS. Qual nossa relação com eles? (Rm 10:18-21 e 11:1-32)

Somos gentios. Gentios são todos aqueles que não são judeus. a Bíblia veio por meio dos judeus. Jesus era judeu. Ele “veio para o que era seu…”. Mas, qual nossa relação com eles? O que os cristãos de outras nacionalidades tem em comum com os judeus que creram em Cristo? Neste estudo procuramos apresentar o…

Só existe um Deus e você não é Ele (Rm 11:33-36)

“Só existe um Deus e você não é Ele”. Esta expressão é comumente utilizada por pregadores. Sua principal implicação é de que, ao olharmos para a grandiosidade de Deus, perceberemos como somos extremamente limitados. Ainda assim, queremos entender, questionar, criticar e julgar a Deus e sua soberania, decisões, ira, justiça, graça e misericórdia. Se formos…

A GUERRA POR SUA MENTE (Rm 12:1-2)

“Eu creio em Jesus”, “aceitei Jesus como meu Senhor e Salvador”, “nasci de novo” ou, “Cristo é minha vida”, são expressões que cristãos usam a respeito de sua conversão. A grande questão é: De que forma a conversão a Cristo tem se manifestado em nossas vidas, se nós, realmente crê nEle? Como somos chamados a…

Os dons da Igreja (Rm 12:3-8)

Todos, absolutamente todos os cristãos, são chamados para se envolverem no Reino. Somos, os cristãos, a Igreja de Cristo. Cada um de nós, os genuínos cristãos, somos membros do corpo de Cristo, o Cabeça. Você, que lê este texto, crê em Cristo? Tem certeza que nasceu de novo nEle? Então, está envolvido no anúncio do…

O AMOR VERDADEIRO É SEM HIPOCRISIA (Rm 12:9)

A palavra “amor” está tão desgastada e distorcida em nosso tempo, que nossa compreensão sobre o que ela significa ficou, também, maculado. Não existe, por exemplo, o “amor à primeira vista”. Esta expressão é fruto da incompreensão real do termo. Amor não é paixão. A Palavra de Deus fala sobre o verdadeiro amor. Este é…

Instruções para a vida (Rm 12:10-21)

Jesus veio ao mundo para nos salvar. Salvar-nos do pecado, de nós mesmos e da condenação do inferno. Por isso Ele é o Salvador de todos aqueles que nEle creem. Jesus veio ao mundo, também, para ser nosso Senhor. E seu senhorio deve se manifestar nesta vida. O apóstolo Paulo mostra, em algumas áreas muito…

O governo do PT e os cristãos (Rm 13:1-7)

Jesus disse que o reino dEle não é deste mundo. E, se Ele é nosso Salvador, Senhor e Rei, então, como cristãos, não fazemos parte deste mundo. Isso significa que não devemos nos submeter às autoridades humanas? O que Deus tem a ver com os governos deste mundo? Nada? Se devemos obediência às autoridades governamentais,…

Não faça NENHUMA DÍVIDA (Rm 13:8)

“Não devais coisa alguma a ninguém!” Esta frase não dá nenhuma margem para uma interpretação errônea. “Coisa alguma” e “ninguém”. O texto é claro: Cristãos não “devem dever” nada para ninguém. Uma posição radical, é verdade, mas acima de tudo, bíblica. É sobre esta verdade que tratamos nesta reflexão.

Você ama mesmo o seu próximo? (13:8-10)

A Palavra de Deus ensina aos cristãos a amarem o próximo. Fácil? De jeito nenhum! Neste vídeo tratamos desta dificuldade.

ABANDONE AS TREVAS! (Rm 13:9-14)

Cristo é a Luz do mundo. A Luz do mundo não tem relação com as trevas. Trevas são pecado. Os cristãos estão em Cristo. Portanto, cristãos não devem ter relação com as trevas. “Comportemo-nos com decência, como quem age à luz do dia, não em orgias e bebedeiras, não em imoralidade sexual e depravação, não…

PAREMOS DE JULGAR! (Rm 14:1-22)

A Bíblia diz que nunca devemos julgar? Não. Há várias realidades que devem, sim, ser julgadas à luz das Escrituras. Contudo, existem situações que os cristãos não devem exercer julgamento. Quais são elas? Neste estudo, vemos algumas das quais o apóstolo Paulo nos ensina.

OS FORTES E OS FRACOS (Rm 15:1-13)

A Bíblia diz que nunca devemos julgar? Não. Há várias realidades que devem, sim, ser julgadas à luz das Escrituras. Contudo, existem situações que os cristãos não devem exercer julgamento. Quais são elas? Neste estudo, vemos algumas das quais o apóstolo Paulo nos ensina.

UM VERDADEIRO HOMEM DE DEUS (Rm 15:14-33)

Nesta mensagem o apóstolo Paulo aborda algumas características muito práticas de um homem (e de uma mulher) que teme a Deus.

A IMPORTÂNCIA DA IGREJA (Rm 16:1-27)

Você crê em Cristo? Ele é, de verdade, sua vida? Então você está envolvido no Reino dEle, certo? Não?. Talvez você diga: “Mas eu não sou pastor!”. Se você pensa assim, não deixe de ouvir essa mensagem. Nela, vemos Paulo falar da importância de irmãos que muitos de nós nunca ouviu nada a respeito.